Homebrew status/pt-br

From WiiBrew
Jump to navigation Jump to search

Status atual do homebrew: funcionando na marioria dos consoles wii com System Menu 4.0.

O método recomentando para a carga/execução de aplicativos homebrew é atualmente o Homebrew Channel, o qual pode ser instalado ou via Twilight Hack

(funciona nos sistemas abaixo do 4.0) ou Bannerbomb (funciona em todos os Menus do sistema 4.0).

Compatibilidade

Informação importante para você se basear sobre as versões dos sistemas utilizados nos Menus

Versões anterios ao 2.1

Você muito provalvelmente não terá o Homebrew Channel instalado. É recomendado que você atualize o Wii com jogos como Super Mario Galaxy, Mario Kart Wii, Super Smash Bros. Brawl, ou outros jogos que possuam lançamentos para estas versões.

Versões entre 2.1 e 3.2

As melhores versões. Elas funcionam com a maioria dos aplicativos homebrew, 3.2 lógico, é a melhor (a menos que você tenha o homebrew do gamecube, aí menor que a 3.0 é recomendado).

Versão 3.3 (sem a atualização de 23 de Outubro)

Funciona com a maioria dos homebrew, mas você não conseguirá inicializar DVDs não originais do sistema de menu do disc channel (você continuará lendo o conteúdo de DVDs usando o DVDx, bem como qualquer coisa que use uma inicialização (boot) alternativo (com loaders como o Gecko OS).

Esta versão é, trocando em miúdos, muito similar ao 3.2.

Versão 3.3 (com a atualização de 23 de Outubro)

A atualização de 23 de outubro instala novas versões para todos os IOSs para bloquear bugs. Muitos aplicativos Homebrew ainda podem ser carregados com o

Homebrew Channel, mas qualquer aplicativo que tenha uma fakesigning não funciona. Isto incluí:

Isto significa que você não pode instalar nenhum patch para IOS ou IOS alterado.
Você não pode apagar nenhum canal não utilizado, tal como o weather and news. Isto também serve para as versões não oficiais do AnyTitle Deleter.

Isto infelizmente retira o signing bug, e ele é usado normalmente pelos piratas.

Versão 3.4

A versão 3.4 remove o Twilight Hack de cada boot. Tornando isto incoveniente, você terá que copiar o Twilight Hack novamente para o console toda vez que quiser utilizá-lo. Bannerbomb não é afetado, já que ele nunca é copiado para o console. Com a atualização de 23 de Outubro, as fakesigning (assinaturas não originais) são desabilitadas.

Versão 4.0

A Versão 4.0 desabilita completamente o uso do Twilight Hack. Você precisará usar o Bannerbomb para rodar o HackMii Installer, e de lá poderá instalar o

Homebrew Channel, DVDx, e/ou BootMii. Com a atualização de 23 de Outubro, a fakesigning é desabilitada.

Novos Wiis

O mais novos Wiis previnem quanto ao uso do HackMii Installer por razões desconhecidas (o console irá reiniciar se você tentar rodá-lo). Atualmente você não pode fazer uma instalação rápida do Homebrew Channel nestes consoles, mas pode executar o homebrew com a combinação do Bannerbomb e do LoadMii. Com a atualiação de 23 de Outubro, a fakesigning foi desabilitada.

Downgrading

É altamente recomendado que você NÃO tente fazer downgrade do seu wii para uma versão mais velha. Os métodos usados oferecem risco e são frequentemente ilegais. Inclusive, lembre-se que mesmo as versões mais recentes permitem que você divirta-se com a maioria dos aplicativos homebrew, e que o homebrew mais novo funciona com as versões mais recentes dos aplicativos do wii. O risco do downgrading é alto, e você pode bricar seu wii completamente, sem a possibilidade de conserto.

Hacks

The Zelda: Twilight Princess Exploit (Twilight Hack)

Requisitos: The Legend of Zelda: Twilight Princess (Wii), um non-SDHC SD card (to SD card que tem 2GB ou menos é um non-SDHC, e se procurar deve char um 4GB non-SDHC card), um wii (óbvio).

bushing, tmbinc e segher alteraram um jogo salvo do Zelda: Twilight Princess no qual eles executam um stack smash e eles injetaram seus códigos. Sem a necessidade de modifcar o hardware. A versão 3.3 bloqueia o uso deste hack, mas sua implementação falhou. A versão posterior (3.4) tenteou mais uma vez bloquear este ponto de entrada, mais uma vez falhou. Twilight Hack(v0.1beta1) é compatível apenas com a versão de firmware até 3.3. v0.1beta2 funciona com os sistemas de menu 3.4 apenas.

O Twilight Hack é imcompatível com a versão de sistema do menu 4.0.

Fake Signing (Signing bug)

Requisitos: Váriados. O homebrew disponível, um drivechip e um Wii com firmware menor que a versão 3.3.

Este método de assinatura de conteúdo se aproveita dos bugs do wii utilizando o algorítimo RSA usado em aluns softwares do wii. É simples criar uma fake signature para qualquer conteúdo, permitindo a instalação de canais customizados (tais como o Homebrew Channel) e IOSes (via PatchMii ou Instalador customizado de IOS), a execução de discos modificados (apenas com o drivechip), o Datel Freeloader disc, e mais.

No entanto, com as atualizações de 23 de Outubro de 2008, todos os IOSs foram corridigos para remover o bug, verificando todos os discos não originais, assim como qualquer software do homebrew que utilizasse o bug (tais como o AnyTitle Deleter e AnyRegion Changer).

Bannerbomb

Requisitos: SD card, um Wii.

O Bannerbomb se aproveita de uma falha no banner do Sistema de Menu do wii injetando um codigo dominador. Ele é compatível com todos os Sistemas até a 4.0.

Homebrew Channel

Requisitos: Homebrew habilitado via fakesigning (apenas nos consoles que não foram atualizados em 23 de Outubro), o Twilight Hack ou Bannerbomb.

Como não é hackeado, o Homebrew Channel é primeiro homebrew que não precisa de nenhum outro software or hardware para rodar. A instalação, no entando, tem que ser capaz de rodar ou o Twilight Hack, discos não originais, ou Bannerbomb. Ele atualmente funciona em todos os firmwares disponíveis até o momento (atualmente 4.0). O instalador do Homebrew Channel utilizou a flaha dos discos não originais até a versão beta 9. A beta 9 usa uma falha diferente para se instalar, para contornar a Nintendo lançou em 23 de Outubro uma atualização que corrige o bug que utilizada assinaturas nao oficiais de aplicativos bem como todos os IOSs.

Atualizações que atingem o homebrew

Há muitas atualizações para o sistema do wii. Veja os que afetam de alguma forma o homebrew.

System Menu 4.0, adicionado IOS16, IOS60 e IOS61, atualizado IOS38, atualizado Photo Channel 1.1 (para 1.1-b), Wii Shop Channel e Wii Speak Channel (para 2.0).

Lançamento: 25 de Março de 2009

  • A instalação dos blocos do Twilight Hack versão 0.1beta2. Para instalar o homebrew, use o Bannerbomb.
  • Esta versão do sistema de menu usa o IOS60.
  • Novas instalações de blocos de qualquer versão que utilize a "falaha do 3.4"; logo, o Homebrew Channel e DVDx não serão instalados.
  • O Photo Channel 1.1 e o Wii Shop Channel foram autalizados, o uso do WiiSCU para autualizá-los e instalar versões com o trucha do IOS60 e IOS61.
  • O Wii Speak Channel 2.0 não é compatível com o original. Ataualização do Wii Speak Channel para a versão 2.0 utilizando o Wii Shop Channel (atualiza se requisitado).

System Menu 3.4, adicioinado IOS50 e o simulado IOS254 (apenas IOS9), atualizado o IOSs 30, 31 e 37, bc e mios, atualizado Mii Channel.

Lançamento: 18 de Novembro de 2008 - Localizado nos jogos

  • A instalação dos blocos para o Twilight Hack versão 0.1beta1. Twilight Hack versão 0.1beta2 (caso não seja a sua versão a 0.1beta1) ainda assim permite instalar o HBC.
  • Esta versão do menu usa o IOS50.
  • Não parece afetar os canais customizados (no entando há relatos de problemas)
  • Interrupção do PatchMii através da instalação de um IOS (IOS9) simulado dentro do slot do IOS254 (decepcionante, esperam que a próxima

seja um poucos mais eficiente)

  • Adiciona os blocos dev/flash/ ao IOSs 30, 31, e 37

IOS51 & todas as atualizações IOSs menos a IOS30, IOS31 e IOS37 (estas já foram atualizadas parcialmente), adicionado alguns anteriormente disponibilizados nos discos do wii, atualizado o Wii Shop Channel.

Lançamento: 23 de Outubro de 2008 - Encontrado em jogos

  • Os blocos com novas instalações de qualquer aplicativo não oficial, tal como, Homebrew Channel beta 8 e anteriores (beta 9 contem um contorno), wads não oficiais (legais e ilegais), Starfall/Preloader, cIOS, BootMii, qualquer um que instale IOSs secretamente como oAnyRegion Changer ou AnyTitle Deleter, xyzzy e DVDX (usado por aplicativos para suportar DVD; a mais recente versão contém um contorno). A lista não é cansativa mas, por favor, considere-a se você pensa em fazer algo.
  • Estes blocos também acessam o /dev/flash de todos os IOSes menos os IOS30, IOS31 e IOS37. Eles têm um utilitário para nand, por exemplo

Qualquer outro carregador de NAND, que nem funciona, por padrão o homebrew usa IOS35

o wii Wii, você não será afetado. Todo dia aplicaçoes como Homebrew Browser não são afetadas se você já possui o Homebrew Channel.

  • Ele atualiza todos os IOSes que usam o bug de assinatura, e adiciona o IOS51.

System Menu 3.3 & Updated IOS30 e IOS31, atualizado bc e mios, atualizado Mii Channel.

Lançamento: 16 de junho de 2008 - Localizado em jogos

Esta atualização bloqueia versões antigas do Twilight Hack. As mais recentes contém um contorno, e têm compatibilidade com todos os firmwares do wii.

IOS30 e IOS31 foram corrigidos os Signing bug backported from IOS37. Desde os menus com o sistema IOS30, assinaturas falsas foram bloqueadas.

IOS37

Lançamento: 21 d Março de 2008 - Localizado em jogos

AS iterações do IOS continham correções para a rotina que verificava a assinatura--uma correção para o Signing bug. Mesmo instalado em muitos wiss, o IOS37 não tem encontrado uma forma de desativas os hacks.

Outras atualizações

Atualmente, nenhuma outra atualização, antiga ou recente, afeta o homebrew. Veja System Menu Versions para mais informações sobre updates.